O vídeo-dança Evidência: poesia em movimento está sendo relançado, agora com audiodescrição. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual, podendo também ser utilizado por idosos e pessoas com deficiência intelectual. É uma forma de transformar informações visuais e traduzi-las em palavras. O convite com descrição segue abaixo para ser compartilhado com todos.
No mesmo dia também acontecerá a exibição do curta-metragem "Seu Arlindo vai a loucura" com audiodescrição.
Sejam bem-vindos para conhecer mais essa forma de acessibilidade e de arte inclusiva!
O Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, SP Escola de Teatro – Centro de Formação em Artes do Palco e Projeto Arteiros tem o prazer de convidar para a apresentação do vídeo-dança Evidência: poesia em movimento com audiodescrição.
Dia: 30/09/2013
Horário: 10h
Local: SP Escola de Teatro
Endereço: Praça Roosevelt, 210 – Centro. São Paulo/SP
Sinopse: Nosso trabalho se configurou à partir de uma pesquisa em dança contemporânea. Um convite a viagem interior. Baseado na poesia Entretanto Danço do escritor Itagyba Kuhlmann foi-se delimitando um universo de possibilidades em que a palavra alimenta o movimento. Os participantes compostos por videntes,com baixa-visão e cegos também experimentaram seus movimentos através de estímulos sonoros, do silêncio, da observação do movimento do outro e da percepção de seu próprio movimento (olhos vendados). O vídeo-dança representa a essência do registro desse trabalho de pesquisa coletiva em dança inclusiva.
Ficha Técnica:
Concepção/Coreografia/Dançarina: Daniella Forchetti
Elenco: Alexandra Zavatine de Oliveira, Cristiano Soares de Freitas, Douglas Sena de Oliveira, EstelitaAlbano de Toledo, Lisete Pegoraro, Shirlei Caetano e Taise Almeida dos Santos.
Músico Convidado: Uirá Kuhlmann
Iluminação: Andre Leme
Filmagem e Edição Original: Thiago Miqueias
Audiodescrição: Daniella Forchetti, aluna do curso de Introdução à audiodescrição para Teatro com orientação da prof. Lívia Motta.
Essa iniciativa integrou o Prêmio Interações Estéticas - Residências em pontos de cultura.
Descrição do Convite: O convite com fundo branco é ilustrado por foto de Daniela do peito para cima, pele clara, com vendas nos olhos, cabelos castanhos, longos lisos e soltos. Seu braço direito faz um arco acima da cabeça e o esquerdo está esticado para o lado. No canto direito do convite um agrupamento de pontos coloridos nas cores: roxo, azul, amarelo e lilás.