Fotos da Oficina: EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA.
Quem ensina pode aprender brincando também! O lúdico se descobre a partir de vivências em que os participantes voltam a ser bebês, descobrindo através do seu corpo a importância do movimento na primeira infância.
A oficina fez parte do Encontro Música e Movimento no dia 19 de outubro, ocorreu na Escola Hugo Sarmento.
Nas fotos os participantes brincando com as atividades de movimento.
O curso sob a orientação da professora Lívia Motta teve por objetivo apresentar e discutir a audiodescrição, recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em diversos tipos de espetáculos, eventos e produtos audiovisuais, por meio de informação sonora, com foco nas artes cênicas. Compreende a primeira parte do processo de formação de audiodescritores, roteiristas e narradores para artes cênicas. Ele ocorreu na SP Escola de Teatro no período de agosto a outubro.
O Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência - órgão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - disponibilizou os Anais eletrônicos do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência. O evento foi realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 19 e 21 de junho de 2013, no Hotel Novotel Jaraguá.
Os Anais eletrônicos estão registrados na Biblioteca Nacional sob o ISBN n° 978-85-64047-04-4
Eu participei da mesa "Corpo, Artes e Sensorialidade" juntamente com outras apresentações sobre o mesmo tema. Vale a pena conferir para quem não pode estar presente!
Projeto Arteiros: uma proposta de dança inclusiva. Essa monografia pretende discutir uma nova abordagem no ensino da Arte Educação em dança, especialmente visando a criação de espaços em que é possível a participação de todos. O trabalho de Dança Inclusiva foi desenvolvido baseado nas minhas experiências em Dança Educativa, Danceability, Danzaterapia, Danças Circulares, juntamente com o trabalho propostos por Van Djck. Isso possibilitou uma integração entre as áreas da Arte/Saúde/Educação. Este trabalho foi denominado Projeto Arteiros. Ele já foi implementado em 11 instituições em São Paulo/ Brasil que desenvolvem atendimento às pessoas com deficiências múltiplas. (Forchetti, Daniella)
Merry Lynn é professora de dança na Universidade do Sul da Flórida, nos EUA, e, ao aproveitar o conhecimento que tem na área com a experiência de vida que acumulou quando seu pai foi usuário de cadeira de rodas, criou uma cadeira que ajuda pessoas com deficiência a dançar.
A Rolling Dance Chair, difere de qualquer outra cadeira pelo fato do controlo ser a própria pessoa que se senta nela utilizando do movimento feito por todo seu corpo. Ou seja, se o utilizador se inclinar para a frente, a cadeira avança, e assim sucessivamente como as outras direções. Além disso, é composta por um acento sintético transparente, rotativo, que permite à pessoa rodar sobre si mesma. A Rolling Dance Chair pode ainda ser controlada atrávés de um smartphone.
Para isso ela contou com a ajuda do departamento de engenharia da Universidade do Sul da Flórida, que pegou no conceito da professora e com financiamento proveniente de várias parte do país o torno realidade. Hoje em dia existe somente disponível um modelo, estando em vias de ser testado o segundo.
A Oficina de Dança Inclusiva aconteceu dia 19 de outubro no Encontro do Música e Movimento em São Paulo. Os participantes são pessoas com e sem deficiência, convidados a experimentar suas possibilidades expressivas e compartilha-las no grupo. Voltada para educadores que desejam conhecer as possibilidades de inclusão através da arte.
Nas fotos os participantes são pessoas com e sem deficiência, entre eles um cadeirante e uma surdacega. Pessoas jovens e mais velhas, descobrindo as diferentes possibilidades de movimento com seus corpo e expressão artística.
DANÇA INCLUSIVA Voltado para educadores que já atuam ou pretendem atuar na área da inclusão através da dança. Serão introduzidos à dança inclusiva, uma forma de atuar que pretende envolver à todos os participantes. Através da dança podemos criar uma ressonância, utilizando a arte como instrumento de diálogo entre os indivíduos com e sem deficiência, possibilitando a expressão entre corpos diferentes.
Data: 19/ Outubro Horário: 13h às 16h.
EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Considerada a primeira infância até os três primeiros anos de vida de um bebê, uma fase de muitas descobertas e observações. Cabe ao adulto, educador ou cuidador, o papel de acompanhar e colaborar para o desenvolvimento psico-motor e bem-estar desses bebês. Sons, formas, cores e muito movimento compõe essa oficina que tratará de maneira prática e criativa.
Data: 19/ Outubro Horário: 17h às 20h. Local: Colégio Hugo Sarmento Endereço: Rua Dom Rosalvo, 131 - SP - Próximo ao Metrô Vila Madalena. Investimento: 1 Oficina = R$ 90,00 2 Oficinas = R$ 170,00