O Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, ou Museu do Ingá, como é conhecido, ocupa o Palácio Nilo Peçanha, antiga sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, entre 1904 e 1975, quando se deu sua fusão com o antigo Estado da Guanabara.
Considerado o guardião da memória do antigo estado do Rio de Janeiro a sua capital, a cidade de Niterói. O museu atua como centro de estudo, de preservação e de divulgação da história política e artística fluminense.
Os responsáveis pelo educativo foram muito disponíveis, sempre fica um na recepção para atender ao visitante que se interessar de mais informações ou uma visita guiada. Eles oferecem várias oficinas educativas que podem ser vistas pelo blog do museu. Os educadores fizeram o curso de introdução à Libras. O primeiro obstáculo que encontramos são as escadarias na entrada. Eles não tem autorização para realizar uma adaptação pelo tombamento do palácio. Fui com o carrinho do meu filho. Eles me auxiliaram carregando. Tinha na exposição algumas informações digitalizadas, mas de difícil acesso à pessoas com deficiência visual, não tinha nenhum material disponível em braille.
Tem uma parte da exposição que você pode deixar seu depoimento. Vale a pena todos irem e contribuírem para melhorar o acesso a informação e fruição da arte para todos!
Descrição da Foto: Fachada externa da entrada do museu. Um grande sobrado branco com duas escadas que se encontram no térreo. Ele está ao lado esquerdo e no fundo, enquanto ao lado direito o tronco de uma frondosa árvore.
Descrição da Foto: Escadaria que dá acesso à entrada do museu na área interna. Ela tem corrimão dourado, com arabescos em preto. Suas escadas tem frisos amarelos com fundo marrom, escrito em branco e uma luz de led clara. Na parede branca escrito em preto: Você sabia que... E nos degraus escrito as frases: "Em Piraí localiza-se o monumento rodoviário. Importante obra no estilo Art-Decó, as margens da rodovia Rio-São Paulo?/ Campos do Goytacazes é o município com maior extensão territorial?/ Resende faz fronteira simultaneamente com os estados de Minas Gerais e São Paulo?/ Uma cidade chamada São João Marcos e que hoje é um parque ambiental?"
Descrição da Foto: Numa estante branca, quadriculada em vários tamanhos, posicionada na diagonal, com uma luz na penumbra, observamos vários objetos representantes de culturas regionais. Máscaras, esculturas, vasos, réplicas de barco, bonecos de orixás.
Descrição da foto: Um dos salões principais, na parede ao fundo várias pinturas, no centro uma grande mesa de madeira escura com cadeiras estofadas em volta, um grande tapete no chão. No teto um candelabro de cristal.
Museu do Ingá- Niterói/RJ
Rua Presidente Pedreira, 78 – Ingá.
Horário: 3ª a domingo, das 12h às 17h. Entrada franca
http://museudoingaeducativo.blogspot.com.br/