segunda-feira, 27 de junho de 2016

Criador e Criatura - Dia Internacional da Pessoa Surdacega.

No Dia 27 de Junho é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Surdacega. Gostaríamos de parabenizar em nome do grupo DiDanDa nossa intérprete-criadora e ceramista Shirlei Caetano, pela sensibilidade de seu trabalho artístico em retratar através de suas esculturas, os movimentos de nossa dança para que pessoas cegas e surdocegas possam senti-los através de sua vivência artística. Que possamos divulgar e valorizar cada vez mais a cultura inclusiva. Que seus protagonistas tenham espaço para criar e participar de maneira efetiva da fruição da arte para todos!
Para quem não pode ir assistir o espetáculo 3x4: A Menina do Retrato, fica o convite que ainda dá tempo de visitar nossa exposição acessível. Fazem parte do acervo as esculturas realizadas pela Shirlei, além de materiais adaptados em relevo e alto-contraste, instrumentos musicais, poesias, texto em dupla leitura com fonte ampliada português e braille e audiodescrição mediadora. Até 31 de Junho, das 10h às 17h, no Memorial da América Latina, portão 10.
Descrição das Fotos:  A primeira imagem é de Shirlei dançando de pé, com os braços esticados acima da cabeça e as mãos espalmadas para o alto, as pernas separadas. Usa um vestido de alça, florido e listrado de branco. No fundo duas intérpretes segurando quadros. Da segunda a sexta imagem temos fotos preto-e-brancas de esculturas de bailarinas dançando em posições diferentes. A primeira com os braços arredondados para o alto, a segunda com braço para cima outro para baixo, a terceira com uma mão no quadril e outra estendida ao lado, a quarta com os dois braços cruzados para atrás e a quinta ajoelhada, todas tem os cabelos presos em coque, usam um vestido ou um colã. Na última imagem é a foto de Shirlei segurando uma moldura branca presa num expositor vazado. Ela tem os cabelos pretos com alguns grisalhos, curtos na altura dos ombros e presos para atrás, pele clara, olhos castanhos escuros, sorridente para a foto. Mostra parcialmente o
decote de seu vestido de alça. As duas últimas são de imagens das cinco esculturas agrupadas e as cinco intérpretes nas mesmas posições.


 











quinta-feira, 2 de junho de 2016

3X4: A Menina do Retrato/ Convite Acessível - Memorial da Inclusão.

É com grande alegria que compartilho com todos vocês a primeira temporada do DiDanda Grupo Experimental de Dança, em parceria com o Memorial da Inclusão. Estaremos realizando o espetáculo e exposição acessíveis 3x4: A Menina do Retrato. Nossa inauguração será no dia 09 de junho às 15h. Contamos também com a parceria do Projeto de Panificação do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente que estará realizando nosso coquetel de abertura. Ficaremos muito felizes com a presença de todos, abaixo segue o convite. Em nome do grupo, desde já agradeço por todos que colaboraram com esse projeto. 



A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Memorial da Inclusão e o DiDanDa - Grupo Experimental de Dança convidam para a Exposição e o Espetáculo “3X4: A Menina do Retrato”.

A menina do retrato é uma personagem representada por quatro intérpretes. 3x4 conta de forma poética a história de Menina Flor, que desabrocha para o mundo. Uma passagem do tempo: infância, juventude, adulta e idosa. Uma performance lúdica, interativa e reflexiva. Utilizamos da audiodescrição mediadora e da Libras como recursos de acessibilidade comunicacional em nossa criação coreográfica. A exposição é composta por recursos acessíveis que vão possibilitar aos visitantes entrarem em contato com a obra de diferentes formas, procurando promover a fruição artística e democratizar o acesso a cultura inclusiva. O DiDanDa - Grupo Experimental de Dança é composto por intérpretes-criadoras com e sem deficiência. 

Ficha Técnica:
Concepção, Projeto Exposição, Direção, Intérprete-Criadora e Audiodescritora: Daniella Forchetti   
Intérprete-Criadora e Ceramista: Shirlei Caetano
Intérpretes-Criadoras: Nathalia Pagliuso e Shirlei Rodrigues.
Intérprete de Libras: Elsa de Oliveira
Música: Cecília Cavalieri França
Fotografia: Memorial da Inclusão e Daniella Forchetti 

Visitação:
De 09 a 29 de junho de 2016
Segunda à sexta-feira 
das 10h às 17h

Espetáculos:
Inauguração: 09 de junho às 15h
Apresentações: 16 e 24 de junho às 15h; 22 de junho às 10:30h
Performance Interativa: 25 de junho às 15h (sábado)

Local:
 Memorial da Inclusão
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, Barra Funda, São Paulo - SP
Informações para agendamento: telefone (11) 5212-3727 / www.memorialdainclusao.sp.gov.br 
Entrada Gratuita

Descrição: 
O convite acessível tem fundo cinza degradê, escrito com letras vermelhas, pretas e brancas. Abaixo os logotipos. No canto direito foto preto-e-branca do rosto de quatro mulheres agrupadas uma atrás das outras.

Convite Acessível:
Intérprete de Libras: Elsa de Oliveira
Audiodescrição e Legendagem: Daniella Forchetti

Contato para maiores informações: daniforchetti@yahoo.com.br

Link do Convite Acessível: