Descrição da Foto: Menino de pé com um capacete de astronauta, usa jaqueta verde sobre camiseta amarela e calça jeans. Fundo azul claro. No topo em branco os nomes dos atores principais, mais abaixo o título Extraordinário.
O filme Extraordinário, no original Wonder, com os atores principais Júlia Roberts, Owen Wilson e Jacob Tremblay, conta a história de um menino com uma deformidade facial devido uma doença genética que começa a frequentar a escola no quinto ano.
Quem é o extraordinário? Baseado em um livro com o mesmo nome, vamos conhecer um pouco da vida de Auggie. Em um narrativa poética, o filme expõe os desafios que toda a família de uma criança com deficiência enfrenta quando pensam em colocar seu filho na escola.
Sobre o ponto de vista de cada um dos personagens principais, as histórias se entrelaçam dando vida história de Auggie.
O bulling também é um tema importante narrado. A dificuldade de cada aluno em lidar com a diversidade humana e o quanto suas famílias e a forma como são criados influência nisso.
É uma pena que tornamos heróis meninos que simplesmente tem a intenção de pertencer. Sim, fazer parte é o desejo que muitas crianças com deficiência vivenciam quando entram numa escola. Não seria esse o desejo de todas ne suas famílias? Sim, temos mais coisas em comum do que imaginamos.
Como não pensar nos dias de hoje nas tentativas de implementação da inclusão. O desejo de muitos pode ser o sonho de poucos. Nos desafios que cada família enfrenta ao se deparar com um não. Não estamos preparados, não são bem-vindos, ainda não fizemos todas as adaptações necessárias.
E quando será esse tempo se não agora. Temos leis que garantem o direito de todas as crianças frequentarem uma escola. Vamos garantir a qualidade. Cada um fazendo sua parte, a direção oferecendo um espaço digno e adaptado para as necessidades de todos, os professores se sentindo capacitados para exercer a formação, as famílias colaborando com o processo educacional, o aluno com deficiência com todas as adaptações necessárias para desenvolver seu aprendizado e os outros alunos e seus familiares abertos para criar laços, baseados no respeito.
Extraordinário, prepare-se para se emocionar e mergulhar no universo da inclusão escolar. Saber como cada um, a sua forma, pode fazer a diferença na vida de uma criança.
quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
domingo, 10 de dezembro de 2017
Exposição Una Shubu Hiwea – Itaú Cultural.
A exposição Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuĩ do Rio Jordão é composta por contos tradicionais dos Huni Kuĩ. São 13 mitos que contam a origem desse povo e de seus costumes. Além das narrativas, conta com a impressão de um livreto que traz textos sobre a cultura Huni Kuĩ.
A exposição tem organização do pajé Dua Busë e de outros representantes Huni Kuĩ. Contam com intérprete de Libras para o público surdo e um audiobook com a gravação da audiodescrição para o público cego e com baixa-visão. A audiodescrição tem um roteiro interativo, com sensores em diferentes pontos da exposição. Também tem a possibilidade de tocar três peças indígenas originais da exposição e uma maquete tátil da exposição.
Descrição da Foto: Em primeiro plano, mapa tátil da exposição com contornos, braille e letra em relevo. No fundo, parte da exposição no chão e um mural com desenhos indígenas na parede.
Descrição da Foto: Dois troncos cortados como apoio de uma maraca no canto direito e no esquerdo um novelo com um bordado indígena. No fundo, chão de terra com cestarias e objetos de adornos de madeira.
Visitação
De 06 de Dezembro até terça 13 de fevereiro de 2018.
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h.
Entrada Gratuita
Ocupação Nise da Silveira - Itaú Cultural.
A mostra homenageia a psiquiatra Nise da Silveira e conta com obras do Museu de Imagens do Inconsciente, criado por Nise, além de documentos e entrevistas com pessoas próximas à sua obra.
Um espaço interativo que conta com intérprete de Libras e o educador Edinho no atendimento ao público surdo e a gravação de Audiodescrição de um vídeo e algumas obras. Uma delas foi feito uma maquete tátil. Também é possível caminhar na exposição através do piso podotátil. Ele lhe conduzirá ao final da exposição a uma mesa com atividades com papéis e bastidores com linhas e agulhas.
Descrição da Foto: Espaço Expositivo em primeiro plano cortina feita com fios transparentes e losangos de espelho colados. No canto esquerdo, quadros na parede e no chão piso podotátil.
Descrição da Foto: Fotografia de pintura com fundo colorido, dois olhos no canto superior e um desenho de uma pessoa pintada de branco de pernas cruzadas de costas. Abaixo dados do quadro e detalhes da obra da prancha tátil.
Visitação e Ateliê Vivo
sábado 25 de novembro a domingo 28 dejaneiro de 2018
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
Entrada Gratuita
Assinar:
Postagens (Atom)