Em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico - 22 de Setembro, foi lançado os anais do I Simpósio Paradesportivo Paulista em formato de revista on-line. Conheçam os aprovados no eixo temático: Dança em Cadeira de Rodas.
Fiquei muito feliz com o prêmio honra ao mérito pelo meu artigo - Dança e Inclusão: um projeto de arte-educação. Segue abaixo o link da revista para que todos possam conhecer meu artigo e os trabalhos publicados pelos meus colegas.
Segue abaixo o resumo do artigo.
Descrição: Fotografia em tons pasteis, imagem central em plano americano minha com um intérprete-criador cadeirante dançando. Estamos olhando para o lado com um dos braços esticado na lateral, estou posicionada atrás de sua cadeira, apoiando a outra mão em seu ombro. Ao fundo, nosso reflexo no espelho e algumas pessoas nos assistindo.
DANÇA E INCLUSÃO: uma
proposta de projeto em
arte-educação.
DANCE AND INCLUSION: a proposal for a project in art education.
Daniella Forchetti
Mestra em Distúrbios da
Comunicação PUC/SP; Especialista em Linguagens das Artes USP; Faculdade de
Fonoaudiologia PUC/SP; Curso de Formação do Método Bertazzo; Dançarina (DRT
30459/SP); Idealizadora do Projeto Arteiros e Grupo Experimental de Dança DiDanDa;
Consultora pelo Música e Movimento; Membro do Conselho Internacional de Dança
CID/UNESCO.
E-mail contato: daniforchetti@yahoo.com.br
RESUMO
Introdução: Este
artigo é parte de minha monografia apresentada para a banca do curso de
Especialização em Linguagens das Artes pela USP em 2007. Eu pretendi discutir
uma nova forma de abordagem no ensino da Arte Educação na dança. Para tanto, se
faz necessário que o arte educador/ professor esteja munido de informações para
que possa realizar as adaptações necessárias em sala de aula para que todos
possam compreender o conteúdo dado. No entanto, essa realidade ideal
muitas vezes se encontra distante de nossa realidade brasileira. Objetivo: Em fevereiro de
2000, criei o Projeto Arteiros, na AHIMSA (Associação Educacional para Múltipla
Deficiência) em São Paulo, com o objetivo inicial de trabalhar a expressão corporal
com pessoas com múltiplas deficiências e surdocegos. Atualmente foram
expandidos os locais de atendimento e o público alvo, seus principais objetivos
são: desenvolver a consciência corporal, criatividade, socialização,
comunicação e autonomia de todos os participantes. Tratam-se de grupos
heterogênios, que são compostos em por pessoas com e sem deficiência. Método: O Projeto Arteiros foi implementado em 12
instituições em São Paulo que desenvolvem atendimento às pessoas com
deficiências. O trabalho de Dança Inclusiva foi desenvolvido baseado nas minhas
experiências em Dança Educativa, Danceability, Danzaterapia, Danças Circulares,
Danças Orientais, juntamente com o trabalho proposto por Van Djck para pessoas
com múltiplas deficiências - níveis de comunicação, colaborando para o
desenvolvimento da sua consciência corporal e simbólica. O público do projeto
foram crianças, adultos e idosos com e sem deficiência. Todos os trabalhos
foram oferecidos gratuitamente para os participantes graças às parcerias do
projeto com a Secretaria da Cultura, ONGs e Associações. Resultado: Com esse projeto foi possível observar o resgate da
auto-estima de cada participante, a valorização junto à seus familiares e
pessoas da comunidade, possibilitando enxergar o potencial desses
indivíduos. Conclusão: Vivenciar
experiências em dança inclusiva e seu potencial de socialização em locais
públicos, procurando ultrapassar as barreiras arquitetônicas, atitudinais e
comunicativas.
DESCRITORES: dança, inclusão,
arte-educação, comunicação, Projeto Arteiros.
KEYWORDS: dance, inclusion, art
education, communication, Projecto Arteiros.
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