O parquinho inaugurado recentemente na Pedreira do Chapadão, em Campinas, conta com quatro novos brinquedos instalados ao lado do parque para crianças com os brinquedos tradicionais. Uma inciativa de tornar mais acessível para crianças com deficiência física. Refizeram a entrada do parque melhorando o piso até o parquinho. Também há lugares mais próximos para estacionar para pessoas com deficiência física cadastradas no DETRAN.
São quatro brinquedos, entre eles um carrossel com quatro lugares, dois sentados e dois lugares para encaixar a cadeira de rodas, um balanço com dois lugares de frente, um para uma cadeira e outro para encaixar a cadeira de rodas, um balanço comum e uma casinha com escorregador e tanque de areia. Nestes dois últimos chama a atenção da falta de acessibilidade para crianças com deficiência física. Pensando dessa forma apenas 50% do parque está acessível. Válida a iniciativa para pensarmos que parques poderiam ser pensados em sua totalidade, crianças com outras deficiências poderiam também se beneficiar de outros brinquedos.
Uma sugestão que deixo ao parque que possui uma área vasta verde é de implantar um jardim sensorial, com acesso físico para todos. Pensado para todas as crianças.
Já tiveram um acidente no parque envolvendo uma criança na cadeira de rodas que caiu do brinquedo por estar girando em alta velocidade. Como aprender se não na convivência, e ela deve ser mediada e de responsabilidade de todas as famílias.
Que as próximas iniciativas contem com a presença de especialistas que possam pensar juntos com as famílias de pessoas com deficiência e usuários do parque como se apropriar de espaços públicos de forma que respeitem a igualdade de direitos e que todos se sintam bem-vindos!
Audiodescrição: Fotografia de um parquinho de diversão, com uma placa no canto esquerdo. No fundo árvores e chão de cimento.
Audiodescrição: Fotografia de crianças brincado no parquinho, rodeado de árvores e chão de cimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário