sábado, 9 de novembro de 2013

Espetáculos com Audiodescrição - São Paulo Cia de Dança.

A São Paulo Cia de Dança vêm apresentando espetáculos acessíveis, introduzindo a audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. Essa temporada começou no segundo semestre e fizeram parte as cidades de Jundiaí, Piracicaba e Araraquara. Para encerrar o ano teremos o prazer de assistir a companhia com um espetáculo acessível em novembro em São Paulo. O clássico "Romeu e Julieta" será apresentado no Teatro Sérgio Cardoso, um local que depois da reforma reabriu tornado seu espaço acessível. 
A audiodescrição destes espetáculos está sendo feita pela "As Meninas dos Olhos". Tive o prazer de conhece-las e dar uma contribuição na parte de dança. A audiodescrição é um recurso que transforma imagens em palavras, uma experiência acessível que vale a pena todos conhecerem!

Descrição do Convite:
A São Paulo Companhia de Dança, sob direção artística de Inês Bogéa, convida para estreia de Romeu e Julieta de Giovanni di Palma.
Datas: 21 a 24 de novembro e de 28 de novembro a 1 de dezembro de 2013. Quinta e sábado às 21h, sexta-feira as 21:30, domingo às 18h.
Espetáculos com recurso de audiodescrição: 23, 24, 30 de Novembro e 1 de Dezembro.
Para melhor aproveitamento da audiodescrição que será feita por : As Meninas dos Olhos , chegar com 30 minutos de antecedência. Serão transmitidas informações sobre o ambiente, sinopse, cenários e figurinos.
Local: Teatro Sérgio Cardoso ␣ Rua Rui Barbosa, 153 ␣ Bela Vista ␣ São Paulo
Preços Populares: R$ 25 inteira / R$ 12,50 meia. Ingressos na bilheteria ou www.ingressorapido.com.br
Descrição do convite: O convite em fundo preto traz informações em letras brancas e cor de laranja. Ao centro, Romeu e Julieta interpretados por Nielson Souza e Aline Campos. Julieta está em pé, de costas, em frente a Romeu. Ele está de braços abertos com as mãos espalmadas, olhos fechados e cabeça voltada à direita. Julieta toca a boca de seu amado com a mão esquerda, a palma da outra mão está próxima a mão dele. Um foco de luz realça os cabelos escuros raspados de Romeu e o brilho de sua pele negra aveludada. Romeu usa colete branco com aplicações de renda bege e dourado sobre camisa de algodão branca, nos antebraços e nos braços, dois acessórios amarrados com os mesmos bordados do colete; uma calça de malha colante branca completa o figurino. Julieta usa um vestido de seda terracota com alcinhas, franzido abaixo da pala com brocado dourado. Sua pele clara acetinada, suas costas e braços delgados ficam em evidência. Um coque trançado com fita prende seus cabelos, enfeitados por arco de pérolas prolongado em uma corrente de pérolas que envolve os sedosos fios escuros.


Convite das Apresentações de Dança em Piracicaba dias 05 e 06 de Outubro.


Convite da Apresentação de Dança em Araraquara dia 06 de Setembro.



Convite das Apresentações de Dança em Jundiaí Dias 30, 31 de Agosto e 01 se Setembro.





2 comentários:

  1. Hi Daniella, it's Vanessa from the Site Dance MOOC. All your accessibility related projects are so wonderful and empowering. Thank you so much for all this beautiful work. Keep going!

    ResponderExcluir
  2. ROMEU E JULIETA , SÃO PAULO CIA DE DANÇA A CAMINHO DA MATURIDADE. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.
    Após anos fazendo coreografias interessante, aperfeiçoando a técnica de seus bailarinos e montando um belo repertório a São Paulo Cia de Dança encara sua primeira obra narrativa. A montagem de um balé completo é mais um passo que a Cia dá para a maturidade. O título escolhido é Romeu e Julieta de Giovanni di Palma com música de Sergei Prokofiev e inspirada na obra teatral de Shaekespeare. Esta já teve incontáveis versões em diversas formas de arte.
    A música de Prokofiev para esse título não é das mais inspiradoras, em muitas passagens chega a ser chata mesmo com temas que dão dor de cabeça. Corretamente foram tiradas diversas partes fazendo o enredo ter noventa minutos,isso proporciona uma dinâmica ágil ao libreto e dá velocidade a história. O alto volume do sistema de som do teatro fez com que a música de Prokofiev ficasse mais chata ainda.
    Os cenários e figurinos de Jérôme Kaplan transportam para a Idade Média, Verona com cara de cidade antiga. Mudanças rápidas de cena e tons pasteis criam uma atmosfera adequada ao libreto. A luz impecável de Udo Haberland realça as cores e provoca sensações que se adaptam as cenas. Ponto fraco da apresentação é a interpretação cênica dos bailarinos, a galera não captou a essência dos personagens e alguns solistas se perderam em interpretações monótonas e frias.
    Giovanni di Palma optou por passos simples, deixando a dificuldade técnica para os solistas nos dois pas de deux. Sua visão mostra as diversas facetas da obra, com alegrias e dramas correndo lado a lado. A simplicidade dos movimentos aproximam o espectador com o drama original de Shaekespeare, seus personagens são humanos, vivos e dinâmicos.
    A Julieta de Luiza Lopes tem excelente técnica de dança. Peca em diversas passagens interpretativas com expressões sem fundamento com a cena principalmente no primeiro ato. Sua dança cresce no segundo ato, de menina doce se transforma em uma garota madura a apaixonada que sela seu destino com a morte. Lucio Kalbhsch faz um Romeu apaixonado, meio que abobalhado pelo amor da bela moça, mostra segurança em passos complexos e de alto grau de dificuldade. Ajuda em muito a Julieta nos passos mais difíceis.
    Pequenos papéis são uma oportunidade de mostrar talento, mais uma vez Fabiana Ikehara desfilou um talento enorme. Sua Senhora Capuletto esteve à altura de uma grande dama, dramática e expressiva. Captou a essência da personagem e em sua pequena participação irradiou segurança técnica. O corpo de baile mostrou bom entrosamento com passos sincronizados e uma bailarina mais bonita que a outra.
    A primeira obra narrativa da São Paulo Cia de Dança é um grande passo que a trupe dá para a maturidade artística, um divisor de águas na história do melhor da dança brasileira. Esperamos os próximos passos, que venham giseles, Lagos , Sylvias e Spartacus.
    Ali Hassan Ayache

    ResponderExcluir