segunda-feira, 27 de junho de 2016

Criador e Criatura - Dia Internacional da Pessoa Surdacega.

No Dia 27 de Junho é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Surdacega. Gostaríamos de parabenizar em nome do grupo DiDanDa nossa intérprete-criadora e ceramista Shirlei Caetano, pela sensibilidade de seu trabalho artístico em retratar através de suas esculturas, os movimentos de nossa dança para que pessoas cegas e surdocegas possam senti-los através de sua vivência artística. Que possamos divulgar e valorizar cada vez mais a cultura inclusiva. Que seus protagonistas tenham espaço para criar e participar de maneira efetiva da fruição da arte para todos!
Para quem não pode ir assistir o espetáculo 3x4: A Menina do Retrato, fica o convite que ainda dá tempo de visitar nossa exposição acessível. Fazem parte do acervo as esculturas realizadas pela Shirlei, além de materiais adaptados em relevo e alto-contraste, instrumentos musicais, poesias, texto em dupla leitura com fonte ampliada português e braille e audiodescrição mediadora. Até 31 de Junho, das 10h às 17h, no Memorial da América Latina, portão 10.
Descrição das Fotos:  A primeira imagem é de Shirlei dançando de pé, com os braços esticados acima da cabeça e as mãos espalmadas para o alto, as pernas separadas. Usa um vestido de alça, florido e listrado de branco. No fundo duas intérpretes segurando quadros. Da segunda a sexta imagem temos fotos preto-e-brancas de esculturas de bailarinas dançando em posições diferentes. A primeira com os braços arredondados para o alto, a segunda com braço para cima outro para baixo, a terceira com uma mão no quadril e outra estendida ao lado, a quarta com os dois braços cruzados para atrás e a quinta ajoelhada, todas tem os cabelos presos em coque, usam um vestido ou um colã. Na última imagem é a foto de Shirlei segurando uma moldura branca presa num expositor vazado. Ela tem os cabelos pretos com alguns grisalhos, curtos na altura dos ombros e presos para atrás, pele clara, olhos castanhos escuros, sorridente para a foto. Mostra parcialmente o
decote de seu vestido de alça. As duas últimas são de imagens das cinco esculturas agrupadas e as cinco intérpretes nas mesmas posições.


 











Nenhum comentário:

Postar um comentário