domingo, 17 de julho de 2016

Museu Afro Brasil - programa de acessibilidade.



Para garantir a acessibilidade do visitante, o Museu Afro Brasil dispõe de: Rampas de acesso do piso térreo ao piso superior; Passagens amplas que permitem o trânsito pelas exposições; Bancos posicionados no espaço expositivo; Seleção de obras originais e reproduções de obras liberadas ao toque desde que acompanhadas de educadores; Maquetes tridimensionais com legendas em dupla leitura (tinta e Braille) e Reproduções em relevo de obras de arte e jogos educativos.
Através do Programa de Acessibilidade Singular Plural, o Núcleo de Educação recebe instituições  públicas e particulares dedicadas à educação e saúde com interesse em conhecer as exposições permanentes e temporárias do Museu. São atendidas pessoas com deficiência intelectual, pessoas com transtornos mentais, pessoas com comprometimentos neuromotores e pessoas com deficiências múltiplas.
Atualmente o museu não conta mais com um educador que realiza a interpretação da Libras.
Existem duas vagas para pessoas com deficiência física na porta, mas só podem ser usadas por funcionários com necessidades especiais segundo os seguranças.
É necessário para visita ao programa agendamento, como também para formação de professores.
A entrada custa R$ 6,00 e estudante e aposentados que comprovem sua situação tem direito à meia-entrada. Aos sábados é gratuito. Funciona de terça à domingo dentro do parque Ibirapuera.

Descrição da Foto: Edifício branco, escrito em preto Museu Afro Brasil e logotipo do Governo do Estado de São Paulo. No térreo duas pilastras cinzas. Na frente estacionados carros.

Descrição da Foto: Vista de cima de maquete com a localização do museu no parque. Ela está fechada sobre uma redoma transparente. Ao lado direito escrito em preto sobre fundo branco, com braille impresso, as informações gerais.


Descrição da Pintura: Imagem de uma mulher negra de pé de perfil. Está com um pano enrolado na cabeça, usa camisa branca de manga comprida, saia rosada com babados na ponta e descalça. Está segurando um bastão que está dentro de um grande pilão de madeira. No fundo, uma casa de pau-à-pique, um varal com uma camisa branca pendurada no lado direito. O chão é de terra batida, tem algumas pedras e uma bacia.

Descrição da Foto: A reprodução da obra da mulher negra de pé de perfil. Está com um pano enrolado na cabeça, usa camisa branca de manga comprida, saia rosada com babados na ponta e descalça. Está segurando um bastão que está dentro de um grande pilão de madeira. O chão é vermelho com terra, tem algumas pedras e uma bacia. Está dentro de uma caixa com um vidro na frente.

Descrição da Foto: Reprodução tátil em alto contraste com fundo amarelo com imagem em preto. Uma mulher de pé de perfil está segurando um bastão que dentro de um grande pilão.  Uma camisa pendurada no canto direito no alto. No canto esquerdo um poste. O chão tem o contorno de uma bacia. está sobre uma mesa vermelha.

Descrição da Foto: Material adaptado fazendo a reprodução em relevo da casa feito com gravetos de madeira entrelaçados e depois misturados com barro branco.


Descrição da Foto: Sobre uma mesa forrada de vermelho cinco obras de madeira entalhadas. Da esquerda para a direita, uma grande escultura de um personagem ajoelhado, ao lado duas pequenas esculturas, uma mascara sobre um pedestal, e duas mascaras apoiadas na mesa.

Descrição da Foto: Sobre uma mesa forrada de vermelho quatro objetos. Uma boneca negra com vestido florido em vermelho, dois braceletes pretos com pedaços de metal, um reco-reco de bambu com uma vareta, um agogô composto por três campanas.

Maiores informações:
http://www.museuafrobrasil.org.br/visite/planeje-sua-visita/entrada-e-horario-de-funcionamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário