segunda-feira, 11 de julho de 2016

Museu Hospital Sant Pau - Barcelona.

O projeto deste hospital é de um dos grandes arquitetos da época modernista, Lluís Domènech i Montaner. Logo na entrada, uma maquete nos dá a dimensão do tamanho do recinto construído entre 1902 e 1930, sua obra foi encerrada por seu filho.
Como foi transformado há poucos anos algumas unidades em museu, eles ainda estão se adaptando, sendo uma visita mais voltada para o conhecimento da parte arquitetônica e histórica do que de exposições propriamente ditas.
Seus belos jardins e o desing de cada ala dos prédios, cuidadosamente selecionados os vitrais, mosaicos e murais, com certeza inspiravam a reabilitação dos médicos e pacientes. Como se tratava de um hospital, ele é todo adaptado arquitetonicamente, já que ele foi projetado para isso. Imaginemos que essa realidade tivesse sido aplicado para o museus, como seria os dias de hoje.
Você terá duas possibilidades de visitação. Agendada que custa atualmente 16 euros ou, livre que custa 10 euros. Jovens menores de 16 anos acompanhados de adulto, pessoas com deficiência não pagam.
Não constam com o serviço de audiodescrição e Língua de Sinais, mas segundo informações, estão ainda se adaptando no campo educativo e da acessibilidade. Contam com uma grande maquete de todo o complexo hospitalar, mas ela fica dentro de uma redoma. Tem uma única possibilidade do visitante cego e com baixa-visão ter acesso as informações gerais da parte externa com os jardins e as alas através de um módulo que foi criando em alto-relevo e o nome dos prédios em braille.
As exposições temporárias são escolhidas com temas ligados à área da saúde, no caso, a atual foi uma ligada à pinturas de pacientes e familiares que passaram pela perda de um ente próximo, através da arteterapia, da exposição Luz Profunda.
Também no verão contam com o projeto de música, que são convidados grupos para se apresentarem durante esse período. Mais informações podem ser obtidas no próprio site do museu.

Site: http://www.santpaubarcelona.org/es


Descrição da Foto: Imagem da fachada externa da ala principal. Um grande edifício de dois andares e uma torre atrás. Grandes vitrais no segundo piso na frente, com uma cruz. Suas grandes janelas são arqueadas e cheias de detalhes com três grandes arcos na entrada principal. Tem várias chaminés nas laterais do prédio. Sua estrutura é na cor vermelho alaranjada com os detalhes em bege.  Na frente um obelisco torneado na parte central do jardim com árvores e bancos em volta.

Descrição da Foto: Mesma imagem na parte superior mostrando o prédio principal. Na parte inferior da foto detalhe da adaptação com fundo metalizado, com os detalhes em relevo na cor preta da representação da localização dos prédios e a impressão dos nomes em braille e tinta.

Descrição da Foto: Maquete de todo o complexo hospitalar com as várias alas distribuídas em pares uma ao lado da outra e, o prédio principal com seus jardins. Ela está dentro de uma redoma de vidro dentro de uma sala. 

Descrição da Foto: Um dos corredores do hospital que conta com uma projeção na parede branca com azulejos beges em formato de losângulo. Um paciente idoso numa maca coberto por lençóis brancos.

Descrição da Foto: No detalhe, lâmpadas penduras com penas dentro em diferentes alturas numa estrutura de madeira. No fundo vários papéis coloridos colados em duas paredes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário